sábado, 25 de outubro de 2008

Beija-Flor...sou apaixonada por eles...

Curiosidades sobre o beija - flor!!!
O beija-flor é um pássaro que beija as flores e contribui para preservar a vida na floresta.
Ele voa de flor em flor procurando néctar. Nesse vai-e-vem, acaba espalhando pólen e garantindo a reprodução de muitas plantas.

Pouca gente sabe, mas no Espírito Santo existe o Museu de Biologia Mello Leitão, na cidade de Santa Teresa (a 67 km de Vitória, na região serrana do estado). Lá podem ser encontrados livros e um grande acervo de fotografias, além de dois mil beija-flores empalhados.
Esse material é muito útil para os pesquisadores que atualizam os dados e procuram na natureza as 27 espécies já catalogadas na região. Até agora, já foram encontradas 22.

O beija-flor é um pássaro pequeno, mas é um grande conquistador. O macho tem uma poderosa arma de sedução: o brilho das penas que refletem a luz do sol.
Um casal de beija-flores tem, em média, dois filhotes por ano, que são alimentados no ninho até completarem um mês de vida.
Esses pássaros também gostam de alimento artificial: água com açúcar, que podem ser colocados dentro de garrafas ou recipientes afins.
A mistura, que deve ser mantida sempre na sombra para a água não fermentar (se isso ocorrer, o beija-flor que tomar a mistura morre) é fácil: 1 colher (sopa) de açúcar cristal e 1 litro de água.
As garrafas devem ser lavadas todos os dias para evitar fungos.

O beija-flor passa o dia todo se alimentando. Come uma quantidade equivalente a 30 vezes o seu peso. Mas, não perde a elegância pois gasta muita energia.
Seu coração bate quase três mil vezes por minuto e as asas, 80 vezes por segundo.
Ele é o único pássaro que consegue voar para trás e ficar parado no ar, como um helicóptero.

O espetacular colorido dos beija-flores origina-se do fenômeno da refração da luz, através da microestrutura das penas. As mudanças de cores, observadas numa mesma ave, variam de acordo com o ângulo de incidência da luz solar ou com a movimentação do corpo;

Dizem que Igor Sirkorski, que inventou o helicóptero, baseou suas idéias na observação contínua do vôo dos beija-flores. No entanto, o helicóptero não pode voar de cabeça para baixo. Os beija-flores podem.

Fonte de pesquisa: The Hummingbird Garden,
de Johan Dalgas Frisch e Christian Dalgas Frisch, Editora Dalgas-Ecoltec Ltda.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Viagem a Florianópolis

Viagem a Florianópolis
Lindo Resort...pena tanta chuva....


Flor

Flor
Flores que gosto

Olá...Adoro receber sua visita...




Enfeite com Margarida e ternuras...
Escove a alma com flores e leves fricções de Esperança.
De alma escovada e coração acelerado....
Saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio Jardim...


Signo de Leão

Signo de Leão

Lindinho

Lindinho
Casaquinho de tricô...

Minha Linda Família

Minha Linda Família